Fonasefe propõe campanha pela vacinação de todos os servidores antes do retorno ao trabalho presencial

Por Andrea Bochi

Edição: Nilza Murari

Em reunião realizada virtualmente pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe, nesta terça-feira, 15 de dezembro, as entidades que o integram discutiram estratégias a serem tomadas contra o retorno do trabalho presencial para todos os servidores, especialmente aqueles que pertencem a grupos de risco, antes da vacinação contra a Covid-19. O SINAIT foi representado na reunião pelo diretor Marco Aurélio Gonsalves.

As entidades criticaram a intenção do governo de retomar em breve o trabalho presencial, colocando em risco a saúde de todos. Para as entidades, retomar as atividades presenciais em um momento em que os casos de contágio e morte por Covid-19 voltam a crescer traz muita preocupação. Além das mortes, os índices de transmissão sofreram aceleração e os sistemas saúde público e privado voltaram a uma situação de colapso semelhante à do início da pandemia.

O SINAIT enfrenta esta situação no âmbito da Inspeção do Trabalho e já solicitou reunião com o subsecretário de Inspeção do Trabalho Rômulo Machado, para tratar do retorno presencial dos Auditores-Fiscais do Trabalho nas Superintendências Regionais do Trabalho – SRTs, previsto para janeiro de 2021.

O SINAIT e a categoria estão preocupados com as condições em que o retorno se dará e, por isso, precisam saber se foram tomadas as providências necessárias para um possível retorno. “É temerário, a esta altura, voltar às atividades presenciais. A gravidade da pandemia não pode ser menosprezada”, avaliou o representante do SINAIT no Fórum, Marco Aurélio Gonsalves.

As entidades presentes à reunião decidiram organizar uma agenda de lutas para o final de janeiro em defesa da vacinação – Vacina para todos Já! Será uma campanha em defesa da vida e dos serviços públicos, sem deixar de lado a luta contra a reforma administrativa.

Na ocasião um dos informes deu conta de que serão fechados 80 postos de Fiscalização da Anvisa, inclusive em aeroportos. Contra essa medida será publicada uma Nota do Fórum.

Ainda sobre a campanha do Fonasefe contra a reforma administrativa e em defesa da vacinação para todos, será encaminhada correspondência aos parlamentares em que o Fórum apresentará suas reivindicações.​

Fonte: https://www.sinait.org.br/site/noticia-view?id=18535/fonasefe%20propoe%20campanha%20pela%20vacinacao%20de%20todos%20os%20servidores%20antes%20do%20retorno%20ao%20trabalho%20presencial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*