Biografia

Policarpo nasceu no Rio Grande do Norte e se formou em agronomia em 1989. Chegou em Brasília em 1990 e foi morar no Guará, onde vive até hoje. Em 1992, ingressou como concursado na Secretaria de Educação do Distrito Federal, para trabalhar em Samambaia.

Pouco depois, passou no concurso do Tribunal Regional do Trabalho. Técnico judiciário da 10ª Região, foi coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no Distrito Federal (Sindjus), entre 2000 e 2010. Também foi dirigente da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público (Fenajufe), entre 2004 e 2010.

Policarpo tem uma longa história de serviços prestados aos trabalhadores e ao PT. Foi militante de base, dirigente zonal, dirigente regional. Aglutina diferentes setores do partido na defesa de uma ampla unidade. No movimento sindical desde 1999, viu a necessidade de novos espaços para se chegar às conquistas reivindicadas pela sociedade. E, assim, naturalmente, foi eleito presidente regional do PT em 2009 e reeleito em 2013.

No ano 2010, assumiu a missão que mudaria a sua vida. Lançou-se candidato a deputado federal, para ter mais força na defesa dos direitos dos servidores públicos. Eleito com mais de 30 mil votos, Policarpo atuou como um defensor dos servidores públicos. Na Câmara apresentou mais de 100 proposições. Foi autor de aproximadamente 60 projetos de Lei. E relator de quase 70.

Em 2014, concorreu novamente ao cargo de deputado federal. Com mais de 48 mil votos ficou na segunda suplência.